sexta-feira, 26 de março de 2010
quinta-feira, 25 de março de 2010
COMO ESCREVER PARA WEB?

quarta-feira, 24 de março de 2010
NOTÍCIA, TEMPO E DIVERSÃO

A web jornalismo adquire uma potencialidade capaz de abranger um universo diversificado. Isso possibilita interações com internautas de várias faixas etárias. Esporte, política, estética, saúde, cultura, diversão, lazer e muitas outras categorias estão disponíveis para quaisquer pessoas que gostam de buscar informações navegando na internet. Web jornalismo é mais uma conquista de espaço informativo para leitores que passam a maior parte do tempo viajando, trabalhando em escritórios e em outros campos que preenche o tempo em seu dia a dia. Com esse fator importante que é a noticia online, o empresário, jovens e adultos diverte-se e aprende ao mesmo tempo em que trabalha diante de uma rede online.
“O tempo se torna precioso quando ele é preenchido de riquezas intelectuais, morais, aprendizado. Quando se aprende trabalhando, um árduo dia se torna, numa proveitosa diversão.”
Vera Lucia Rocha
Comunicação Social em Jornalismo
23/03/10
webjornalismo - um forte avanco tecnologico

O aparecimento de novos meios de comunicação social introduziu novas rotinas e novas linguagens jornalísticas. O jornalismo escrito, o jornalismo radiofônico e o jornalismo televisivo utilizam linguagens adaptadas às características do respectivo meio.
Com o aparecimento da internet verificou-se uma rápida migração dos mass media existentes para o novo meio sem que, no entanto, se tenha verificado qualquer alteração na linguagem. O chamado "jornalismo online" não é mais do que uma simples transposição dos velhos jornalismos escrito, radiofônico e televisivo para um novo meio.
Mas o jornalismo na web pode ser muito mais do que o actual jornalismo online. Com base na convergência entre texto, som e imagem em movimento, o webjornalismo pode explorar todas as potencialidades que a internet oferece, oferecendo um produto completamente novo: a webnotícia. Este artigo pretende identificar potencialidades do webjornalismo a partir de uma aproximação às linguagens utilizadas pelos actuais meios: jornal, rádio e televisão.
João Messias Canavilhas
Universidade da Beira Interior